Cronograma Capilar

Olá, meninas. Tudo bem?

Resolvi criar esse post, pois venho observando que muitas meninas ainda tem dificuldade em entender a finalidade do cronograma capilar.

image-13-04-16-02-04.jpeg

O que é o cronograma capilar?

É uma técnica que visa melhorar a saúde e aparência dos fios, ela consiste na utilização de produtos indicados para cada etapa.

Qualquer pessoa pode seguir o cronograma capilar?

Pode e deve! Já vi muitas meninas que tinham medo de seguir o cronograma tanto por ter cabelo natural(virgem) ou por ter algum tipo de química. A verdade, é que o cronograma capilar é um tratamento, pois ele é feito de acordo com a necessidade de cada cabelo, sendo assim não é contraindicado a ninguém.

E pra meninas de cabelo virgem, não se esqueçam que não é apenas a química que aplicamos diretamente sobre os fios que modificam a estrutura dos mesmo, a poluição, a água do mar e até mesmo sol também alteram quimicamente os fios.

Etapas de um cronograma capilar:

As etapas consistem em: Hidratação, nutrição e reconstrução. Cada cabelo tem uma necessidade específica, então a etapa a ser seguida e sua periodicidade vão variar de cabelo pra cabelo.

Como saber qual a necessidade do meu cabelo?

Algumas vezes, só de olharmos, ou sabermos os processos químicos aos quais submetemos os nossos cabelos, já da pra ter um ideia de qual a necessidade dele, mas se esse não for o seu caso, não se preocupe! Existe um teste muito simples pra saber qual etapa seguir.

Mas antes, você sabe o que é porosidade?

Porosidade nada mais é do que a capacidade que o seu cabelo tem (ou não), de armazenar a umidade e absorver líquidos. A porosidade ideal, diferente do que muitas pensam, NÃO é a baixa e sim a mediana(normal).

Quando seu cabelo está com a porosidade elevada, ele fica com bastante frizz e aparência de ressecado, costuma acontecer em mulheres que sofrem processos químicos mais fortes, como: Alisamentos e descolorações. Esse tipo de cabelo, absorve água e a perde com bastante facilidade.

Quando seu cabelo está com baixa porosidade, ele não consegue reter água e nem produtos químicos facilmente, isso porque as cutículas dele são bem fechadas.

Teste de porosidade, como fazer:

  • Pegue um copo de vidro(transparente) e o encha de água até a borda.
  • Em seguida, pegue um fio(limpo, sem produtos como: reparadores de ponta, óleos e etc) de cabelo e coloque dentro do copo

Resultados possíveis:

  • Seu cabelo afundou? Ele está poroso, precisa de RECONSTRUÇÃO;
  • Seu cabelo afundou lentamente e ficou no meio do copo? Então ele está normal, precisa de NUTRIÇÃO;
  • Seu cabelo não afundou, ou seja, ficou boiando? Seu cabelo está com baixa porosidade, precisa de HIDRATAÇÃO.

Agora que você já sabe qual a necessidade do seu cabelo, basta montar uma tabelinha com o seu cronograma(da pra fazer pelo Excel, a mão ou mesmo pegar uma na internet que se enquadre na sua necessidade). Lembrando que: A Reconstrução deve seguir um intervalo de 15 dias entre uma e outra, pois o excesso também é prejudicial. A hidratação pode ser feita mais de uma vez por semana. E a nutrição pode ser feita semanalmente.

Bom, meninas, espero tê-las ajudado a entender um pouco melhor sobre o cronograma capilar, mais pra frente irei fazer um post sobre o cronograma que eu sigo e quais produtos eu uso. Não esqueçam de se inscrever no blog, basta descer a página, lá no final tem essa opção, é bem rápido e simples, só precisa colocar o e-mail e depois confirmar a inscrição. Dessa forma vocês irão sempre receber as atualizações do blog.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s